23/08/2011

Instituto Autismo & Vida abre a 1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência


Por Instituto Autismo & Vida.


Na manhã deste sábado (20), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a 1ª edição do Ciclo Permanente de Palestras sobre Autismo, realizado pelo Instituto Autismo & Vida, deu início à 1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Parlamento gaúcho por meio do programa Assembleia Inclusiva.

A abertura do evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Adão Villaverde, do presidente do Instituto Autismo & Vida, Marcelo Ribeiro Lima, do vice-presidente do Instituto, Airto Madalozzo, e da coordenadora do programa Assembleia Inclusiva e da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, Juliana Carvalho.

Villaverde reafirmou que a luta dos pais e familiares de pessoas com deficiência é uma luta de todos e que a Assembleia, de forma continuada e permanente, tem procurado colocar no eixo de sua atuação e intervenção a ideia de que precisa ser inclusiva na totalidade de suas ações. "A Casa já tem avanços se comparada com outras instituições públicas, mas ela está muito aquém daquilo que nós imaginamos e pretendemos fazer com ela", ressaltou.

Destacando a parceria com o Instituto Autismo & Vida e a 1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, o presidente da Assembleia disse que o Legislativo assumiu esse tema como central e quer exercitá-lo na prática

A coordenadora do programa Assembleia Inclusiva e da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, Juliana Carvalho, falou um pouco sobre as ações que vêm sendo realizadas no Parlamento a fim de torná-lo mais inclusivo. Juliana, que é cadeirante, lembrou da falta de acessibilidade que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade.
"Tenho certeza que essa política que se instalou aqui na Assembleia Legislativa pode dar um grande salto na qualidade de vida das pessoas com deficiência", salientou.
 
. "É por isso que nos colocamos como parceiros para construir políticas públicas e ações no âmbito governamental e institucional, mas sobretudo numa forte relação com a sociedade e com as organizações não-governamentais, tendo esta noção de que as pessoas com deficiência precisam de um compromisso mais engajado e fundamentalmente de um grande apoio de políticas públicas do nosso país e do nosso Estado"
, ponderou.
O presidente do Instituto Autismo & Vida, Marcelo Ribeiro Lima, ressaltou a alegria de a 1a edição do Ciclo Permanente de Palestras sobre Autismo estar, neste ano, incluída na 1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, bem como a importância da parceria com o Legislativo gaúcho. "A missão norteadora da nossa ONG é capacitar pessoas, com o objetivo de garantir melhores condições de vida aos nossos autistas, e é nesse intuito que hoje estamos aqui. Buscamos, ainda, como um de nossos grandes objetivos, discutir e conscientizar a sociedade e o poder público de modo a implementarmos, efetivamente, políticas públicas em nosso Estado em favor dos autistas", enfatizou.

Em seguida, após a apresentação da palestrante pelo vice-presidente do Instituto Autismo & Vida, Airto Madalozzo, a médica de São Paulo, Dra. Simone Pires, mãe de autista e especialista em protocolo DAN (Defeat Autism Now), abordou a aplicação dos tratamentos biomédicos para o autismo.

À tarde, o tema trazido a debate foram dietas no tratamento do autismo, com Claudia Marcelino, que é do Rio de Janeiro, mãe de autista e autora do livro "Autismo – Esperança pela Nutrição".
Na tarde de domingo (21), no Espaço Gourmet Blue Ville, realizou-se aula prática ministrada por Claudia Marcelino, onde se reuniram em torno de 50 participantes para aprenderem a fazer receitas de massa de pastel, bolo, biscoito, pizza e pão, todos sem glúten (farinha de trigo) e sem caseína (proteína do leite), base da dieta.

As atividades foram destinadas a pais e familiares de pessoas com autismo, bem como profissionais e estudantes da área da saúde, celíacos e demais interessados.

O Instituto Autismo & Vida, por meio de seus integrantes, agradece o comparecimento e o apoio de todos que contribuíram para a realização deste 1º Ciclo.

Este evento foi totalmente patrocinado pela ECOAPLUB, braço social do Grupo APLUB voltado a promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. A ECOAPLUB é parceira do Instituto Autismo & Vida desde abril/2011, por ocasião dos eventos no Brique da Redenção e na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, alusivos ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril).

Um comentário: