09/10/2011

Encontro de Pais, Familiares e Colaboradores de Outubro


Neste sábado (08), o Encontro de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida - após a abertura  realizada pelo Presidente da Instituição, Marcelo Ribeiro Lima -, teve uma breve exposição sobre a pesquisa que vem sendo realizada pela Educadora Física Gabriela Padilha Hax, Mestranda pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulada "Estilo de Vida de Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista do Estado do Rio Grande do Sul", a qual solicitou a colaboração dos pais para o preenchimento do respectivo formulário de coleta de dados. Os formulários foram distribuídos aos pais presentes e poderão ser encaminhados aos demais interessados mediante contato pelo email do Instituto.
Na sequência, a palestrante Fausta Cristina Reis - Pedagoga e Psicopedagoga, Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Uniube, de Uberlândia/MG, Fundadora do Instituto Autismo e Otimismo/MG, colunista do site Vida Mais Livre http://www.vidamaislivre.com.br/, e autora do blog http://mundodami.zip.net/, onde conta as aventuras de sua filha Milena, 8 anos, autista -, trouxe um tema importante para todas as pessoas que tem suas vidas de alguma forma tocadas pelo autismo.
As disfunções do Processamento Sensorial interferem muito no desenvolvimento infantil e a grande maioria das pessoas com autismo apresenta este comprometimento.
A palestra apresentada abordou o tema não apenas pelo viés da teoria de pesquisadores do assunto, mas pela ótica de quem vivencia o Autismo. Temple Grandim, Wendy Lawson, Jonh Elder Robinson, Daniel Tammet emprestaram trechos de seus livros ou depoimentos para ilustrar para os presentes a perspectiva de quem vive o drama de ter um sistema sensorial hiper ou hipossensível.
O Processamento Sensorial em um indivíduo capta toda a informação que chega do ambiente, modula e processa esta informação tornando possível a adaptação da pessoa.
Desta forma, a luz, o som, o cheiro, os sabores bem como o equilíbrio e a consciência corporal constituem este complexo sistema que possibilita ao sujeito interagir com o mundo, construir seu sistema de crenças e valores, interferindo diretamente na sua qualidade de vida.
Foi possível entender a provável causa de grande parte dos comportamentos estereotipados de uma pessoa com autismo e pensar formas para reduzir ou amenizar as estereotipias e também incorporar elementos de auxílio que reduzam a ansiedade e o stress como as agendas, as tabelas de atividades e a antecipação de rotinas. Além disso, os exercícios de estimulação sensorial que reduzem o stress e regulam a defensividade podem ser incorporados à rotina da família, melhorando assim alguns comportamentos.
Sem dúvida, esta informação é uma ferramenta extremamente útil às famílias e aos profissionais que passam a entender melhor a origem de grande parte dos comportamentos diferentes dos autistas. Este é o objetivo maior do Instituto Autismo & Vida, uma associação de pais que se uniram com o simples objetivo de disseminar informação sobre autismo e afetar positivamente a vida destas pessoas tão incompreendidas em nossa sociedade.
Longe de competirmos por espaço e por notoriedade - sem nenhum intuito de lucrar ou obter qualquer vantagem sobre nossas ações -, sempre que possível iremos levar informação de qualidade a quem interessar. Se ao menos uma pessoa com autismo tiver sua qualidade de vida alterada para melhor, teremos atingido o objetivo de nosso Instituto.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo evento!
    Parabéns à palestrante Fausta Cristina!
    Só mudaremos o panorama do autismo no Brasil com pais cada vez mais conscientes!

    Abraços Fraternos,
    Claudia Moraes
    Pres. da APADEM/RJ

    ResponderExcluir