12/03/2012

Reunião Mensal de Pais, Familiares e Colaboradores de Março

Na tarde de sábado (10), com a palestra proferida pela Dra. Rosane Padilla, o Instituto Autismo & Vida retomou sua agenda de Reuniões Mensais de Pais e Colaboradores trazendo a um público interessado e atento as contribuições da Psicanálise para a problemática do Autismo.


Conforme foi dito na abertura do evento, o Autismo é uma síndrome complexa demais para prescindir da contribuição de qualquer um dos ramos da ciência. Neste caso, a clínica psicanalítica vem abordar a possibilidade de ver a pessoa com Autismo para além do rótulo diagnóstico, orientando a terapia para as subjetividades trazidas pelo sujeito. Seja pela forma que for, cada ação da pessoa com Autismo pode comunicar um mundo de significados que o terapeuta respeita, acolhe, interage e devolve, criando assim uma interação sujeito - mundo.

Com larga experiência nos espaços clínico e institucional, vivenciados na França e no Brasil, Dra. Rosane mostrou ao público as possibilidades de um trabalho voltado às pessoas com Autismo, tanto no âmbito da terapia individualizada quanto no trabalho em grupo. Deixou-nos com admiração pela sua dedicada entrega a esta causa e fez-nos sonhar com uma estrutura de atendimento ampla e multidisciplinar, a exemplo da que existe em Paris.



O Instituto Autismo & Vida pretende sempre disseminar informações para que as pessoas da sociedade em geral, e principalmente familiares, cuidadores e profissionais que lidam diretamente com o Autismo, tenham o conhecimento necessário para embasar suas buscas e referenciar suas escolhas.

Longe de defender uma abordagem, um profissional, ou mesmo uma terapia específica, o Instituto Autismo & Vida defende o Autismo para além das controvérsias, como campo rico em possibilidades e desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário