14/04/2012

“Equoterapia: O cavalo como recurso terapêutico” será o tema da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Abril.

As reuniões mensais acontecem na
AMRIGS, das 14h às 17h.
Com esforço, dedicação e apoio de nossos parceiros chegamos à nossa 10ª Edição da Reunião Mensal de Familiares e Colaboradores.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos aqueles que, mensalmente, têm nos brindado com sua presença, buscando apoio e colaborando para o sucesso do projeto.

Especial agradecimento à nossa parceira AMRIGS que, gentilmente,  nos cede o espaço.

Nessa próxima Reunião Mensal de Familiares e Colaboradores, que ocorrerá no dia 21 de abril, o Instituto Autismo & Vida estará promovendo a palestra “Equoterapia: O cavalo como recurso terapêutico”, a ser proferida pela Terapeuta Ocupacional Juliana Briani e pela Equitadora Marina F. do Nascimento.

“A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

O método emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. (ANDE-BRASIL)”


A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

A palestra abordará uma introdução à equoterapia,  conceitos,  benefícios, atendimentos e atividades, tudo ilustrado com fotos e vídeos.

Após a palestra, o Instituto pretende destinar um espaço para que os participantes possam se conhecer, trocar ideias, bem como ouvir relatos e experiências.

Esperamos contar com a presença dos pais, familiares, professores e cuidadores das pessoas com Autismo de Porto Alegre e Região.

O encontro é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer!

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data: 21/04/2011 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: AMRIGS, Av. Ipiranga nº 5311 - Porto Alegre/RS.

Um comentário: