25/04/2012

Fórum "Os direitos das pessoas com autismo: quais são e como buscar sua efetivação", em São Leopoldo, RS.

O Instituto Autismo & Vida participou do Fórum "Os direitos das pessoas com autismo: quais são e como buscar sua efetivação", promovido pela Associação Pandorga, nos dias 14 e 15 de abril de 2012, em São Leopoldo, RS, com apoio e participação de várias associações do Rio Grande do Sul, no movimento denominado Rede Gaúcha Pró-Autismo.


O encontro contou com excelentes palestrantes e configurou-se um momento de reflexão e estudo sobre quais os melhores caminhos a serem tomados pelos familiares na busca de políticas públicas efetivas para o tratamento e inclusão das pessoas com autismo.

As considerações pautaram-se em um vídeo produzido para o Fórum, intitulado “Um dossiê sobre o autismo no Rio Grande do Sul – abril de 2012. O abismo entre os direitos assegurados em lei e a realidade das pessoas com autismo e de suas famílias”, onde foram concentrados inúmeros depoimentos a respeito das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia das pessoas com autismo.

Ao final, os participantes trabalharam na elaboração de um documento contendo os encaminhamentos e conclusões acerca das discussões.

Haverá uma continuidade do evento, no dia 26/05/2012, para encaminhamento de ações conjuntas decorrentes do Fórum. Todos os familiares e associações estão convidados a  participar, sendo solicitado pelos organizadores apenas que os interessados anunciem a participação pelo email pandorga.formação@terra.com.br ou pelo telefone (51) 3037-6005, a fim de que possa ser dimensionado o número de participantes e a conseqüente definição de local adequado para realização do encontro.

O Instituto Autismo & Vida parabeniza a Associação Pandorga pela iniciativa, bem como consigna sua admiração pelo trabalho sério e consistente que a Entidade vem realizando ao longo dos anos na área do autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário