25/04/2012

Projeto "A Fada do Dente"

O projeto “A fada do dente” foi desenvolvido por professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia (USCD), em San Diego, USA.

O objetivo inicial é usar células de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para estudar o Autismo, e posteriormente, testar medicamentos para melhora do quadro clínico da doença.

Como eles fazem isso?

A partir da doação de dentes dos pacientes as células da polpa do dente desta pessoa são isoladas e então será possível produzir no laboratório em uma plaquinha de plástico neurônios, que são as células do cérebro. Esses neurônios serão investigados profundamente no laboratório e comparados com os neurônios de uma pessoa que não tem TEA. Essa comparação pode dar uma ideia de como os neurônios de alguém com TEA funcionam e assim vamos montand todas as peças do quebra-cabeça vão sendo montadas para tentar entender como o transtorno se manifesta.

Além disso, em um segundo momento, pode-se também testar medicamentos nesses neurônios no laboratório, e assim verificar qual medicamento poderá ter um efeito benéfico.

Para fazer tudo isso, é muito necessária a ajuda das pessoas com TEA, de seus pais ou responsáveis, pois é a partir da doação deste dente que pode-se avançar nas pesquisas científicas.

Para mais informações sobre como participar do projeto e como conservar o dente de leite, acesse o site oficial do "A fada do dente".

3 comentários:

  1. GOSTARIA DE AJUDAR NAS PESQUISAS, MANDEI E-MAIL PARA projetoafadadodente@yahoo.com.br, MORO EM PORTO ALEGRE!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de participar doando os dentes do meu filho ele tem 4 anos é autista como faço pra participar?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de participar das pesquisas, doando os dentes de leite de minha neta.E
    la tem 6 anos e meio. Como faço? Meu email é: niceasm603@hotmail.com

    ResponderExcluir