13/02/2013

Curso: Currículo Funcional Natural, em São Leopoldo/RS.



ESTE EVENTO NÃO ESTÁ SENDO PROMOVIDO
PELO INSTITUTO AUTISMO & VIDA

Salientamos que o evento é de inteira responsabilidade da entidade que está realizando a palestra/curso, restringindo-se o Instituto Autismo & Vida à divulgação da informação à sociedade, em cumprimento ao objetivo institucional de disseminar informações sobre o autismo. 
Instituto Autismo & Vida


Curso Pandorga/ EST de Atualização em Autismo


CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL – Uma introdução
Professora Esp. Adriana Helena Bueno Vieira
Data: 18 e 19 de maio de 2013   Local: São Leopoldo/RS    Duração: 20 horas
Por que a Pandorga promove e recomenda este curso?
Porque o Currículo Funcional Natural
é uma abordagem em que o método se adapta à pessoa e não a pessoa ao método;
é uma genuína alternativa para o ensino de pessoas com autismo e outras limitações por ter sua concepção pedagógica baseada em ideias humanistas;
não se prende ao diagnóstico, mas está centrado no sujeito, visto como uma Pessoa que possui desejos e é capaz de comunicar e fazer suas escolhas;
abrange todos os contextos de vida: escola, comunidade, família e trabalho;
é uma proposta já comprovada há aproximadamente 10 anos em muitos centros de atendimento especializado no Brasil e  exterior e indicada, por exemplo, pelo Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
 

Currículo Funcional Natural

Professora Adriana Helena Bueno Vieira (Uberlândia/MG)


Data                     
18 e 19 de maio de 2013

Local                    
Faculdades EST – Auditório do prédio S
Rua Amadeo Rossi, 467  -  Morro do Espelho
São Leopoldo/RS

Duração
20 horas


Público visado e objetivo do Curso
O Curso visa preparar familiares, profissionais e estudantes para trabalharem com pessoas com dificuldades de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem, desenvolvendo suas habilidades para atuarem da melhor forma possível no seu ambiente.

Adriana Helena Bueno Vieira
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialização em Educação Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Neurociência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Formação no Currículo Funcional Natural pelo Centro Ann Sullivan Del Peru. Formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina – Chappel Hill – USA. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades cognitivas e metacognitivas, programas de intervenção, transtornos globais do desenvolvimento, deficiência intelectual, distúrbio de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.


Sobre o Currículo Funcional Natural
Como valorizar os nossos alunos com autismo por suas habilidades e não por suas limitações? Como torná-los mais independentes, autônomos, produtivos e adaptados ao ambiente? Como garantir o direito à cidadania? Como fazê-los felizes? Como incentivar a produção e instalação de habilidades importantes hoje e no futuro para alunos com autismo?
Na busca da resposta dessas questões, surge uma nova proposta curricular que visa o desenvolvimento de atividades num contexto natural e que tenham funcionalidade para o aluno com autismo objetivando torná-los independentes e produtivos.  – O Currículo Funcional Natural.
O Currículo Funcional Natural é uma proposta metodológica de ensino indicada pelo Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e já é utilizada no  Brasil    aproximadamente  10  anos,  para  atendimento  de  pessoas  com  dificuldades  de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem.
Este currículo teve início na década de 70, na Universidade de Kansas (USA) propondo desenvolver habilidades que levassem os alunos a atuarem da melhor forma possível no ambiente, tornando-os mais criativos e independentes
Segundo LeBlanc (1992), um currículo ideal está baseado primordialmente na investigação das variáveis que influenciam na aprendizagem. De maneira geral, a proposta deste currículo Funcional e Natural está baseada na funcionalidade das habilidades a serem adquiridas e na manutenção destas através de contingências naturais de aprendizagem. Abrange todos os contextos nos quais os alunos convivem: escola, comunidade, família e trabalho. É um trabalho que se apoia no repertório de entrada do aluno, no conhecimento de seu meio e nas relações recíprocas entre eles. 
Currículo Funcional Natural pode ser definido como um instrumento orientador de uma educação para a vida; tem por base uma filosofia centrada no aluno, que assenta na crença de que o potencial de aprendizagem é igual em todos. É constituída por alguns pontos-chave que promovem a autoestima, a socialização e os afetos tendo sempre em vista a autonomia.
Dentre os principais pontos chaves podemos enfatizar o “enfoque amigo” que contempla a visão integral e o enfoque inclusivo. Não se prende ao diagnóstico, está centrada no sujeito, visto como uma Pessoa que possui desejos e é capaz de comunicar e fazer suas escolhas. O Currículo Funcional Natural busca ensinar habilidades úteis que possam ser usadas pelo aluno, no momento, ao longo de sua vida, em diversos ambientes que contribuam com a sua independência, produtividade e felicidade.
É um currículo que não é concebido de maneira a ser o aluno quem se adapte aos moldes que oferece, mas como um campo aberto à diversidade, entendida no sentido de que cada aluno pode aprender de diferentes maneiras a partir de uma aprendizagem prazerosa, divertida, viabilizando o trabalho em grupo, que ocasione poucos erros, baseado no Plano Educacional Individualizado e que tenha significado para a vida do aluno.


Conteúdos do Curso
1 - Abordagem Ecológica em Educação Especial: fundamentos básicos para o currículo
2 - Os desafios da escola contemporânea
3 - Leitura da Pessoa X Deficiência: Habilidades X Dificuldades
4 - Currículo Funcional Natural: Conceito
5 - O que eu preciso aprender? O que pode ser útil na minha vida?
6 - Educação para a vida funcional
7 - O planejamento educacional  individualizado
8 - Procedimentos e estratégias de ensino: Atividades funcionais para Habilidades funcionais
9 - Avaliação - Evolução em relação a própria pessoa.
 
Horários
Sábado, 18 de maio
08:00 – 12:00
13:00 – 18:00
Domingo, 19 de maio
08:00 – 12:00
13:00 – 16:00

Método
Aulas expositivas, discussão, exercícios práticos em grupos.

Número de vagas por curso
Máximo de 60.
Certificados
A freqüência de 75% das atividades dará direito a um certificado de aperfeiçoamento em autismo emitido pela Faculdades EST.  

Investimento
Até 17 de abril:
Opção 1:  parcela única de  de R$ 150,00;
Opção 2: parcelas de R$ 80,00 (a primeira parcela deve ser paga até 17
    de março e a segunda, até trinta dias depois da primeira).
Após 17 de abril:
Opção 3: parcela única de R$ 160,00.
Deposite a taxa de inscrição referente à sua opção de investimento no Banco do Brasil – Ag. 0185-6 – c/c 48798-8 (Associação Mantenedora Pandorga).

Procedimento de inscrição
1.       Verifique no site www.pandorgaautismo.org se ainda há vagas.
2.       Se ainda houver vagas, deposite sua taxa de inscrição e envie para Pandorga Formação,
através do e-mail pandorga.formacao@terra.com.br :
- a ficha de inscrição (ao final deste documento), devidamente preenchida,
- cópia do comprovante do depósito.
3.   Aguarde confirmação da(s) matrícula(s) por e-mail.
Demais informações pelo e-mail ou telefone de Pandorga Formação (ver Organização).

Hospedagem
Não nos responsabilizamos por providenciar alojamento e alimentação para os(as) participantes. Há diversas possibilidades de alimentação a pouca distância do local do curso. Quanto a alojamento, você pode informar-se sobre disponibilidade no próprio campus da Faculdades EST, entrando em contato com Irma Ellwanger: tel. (51) 2111 1436, e-mail: irma@est.edu.br Você também pode consultar o serviço de hospedagem da Casa Matriz de Diaconisas, que fica nas proximidades: tel. (51) 3037 0037, fax (51) 3037 0038, e-mail: retiros@diaconisas.com.br A 15 minutos de caminhada estão os hotéis Lábor (51) 3590 3222 e Express Confort (51) 3037 4444.
Organização
Pandorga Formação
Nelson Kirst, coordenador
Rua Euclides da Cunha, 125
São Leopoldo/RS
93032-160
Tel. (51) 8545 4278 e 9980 8923

Realização


Associação Mantenedora Pandorga
Rua Pedro Peres, 141 – Bairro Rio Branco
São Leopoldo/RS
93032-030
Fone/Fax: (51) 3588 7799

Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Fone (51) 2111 1400




Associação Pandorga
Pandorga Formação

F i c h a     d e    i n s c r i ç ã o
(Envie este formulário devidamente preenchido, anexando-o a um e-mail para


Solicito inscrição no curso “Currículo Funcional Natural”, a realizar-se em 18 e 19 de maio de 2013 na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS:
Nome:                                                                                               
Data nascimento: ___/___/_____        Localidade:
CI nº:                                                   Órg.exped.:                      UF:                        Data exped.:                    
CPF:                                                                     Nacionalidade:
Endereço para correspondência:
Bairro:
Cidade:                                                                                              CEP:
Tel.:                                                      Cel.:                                                     E-mail:


Se estudante – Curso:
Instituição:

Se professor(a) - Atividade:
Instituição:

Se outro profissional – Profissão e função:
Instituição:



Data:                                                                                                   Assinatura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário