ESTE EVENTO NÃO ESTÁ SENDO PROMOVIDO
PELO INSTITUTO AUTISMO & VIDA
Salientamos que o evento é de inteira responsabilidade da entidade que está realizando a palestra/curso, restringindo-se o Instituto Autismo & Vida à divulgação da informação à sociedade, em cumprimento ao objetivo institucional de disseminar informações sobre o autismo.
Instituto Autismo & Vida
Curso Pandorga/ EST de Atualização em Autismo
CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL – Uma introdução
Professora Esp. Adriana Helena Bueno Vieira
Data: 18 e 19 de maio de
2013 Local: São Leopoldo/RS Duração: 20 horas
Por que a
Pandorga promove e recomenda este curso?
Porque o Currículo
Funcional Natural
é uma
abordagem em que o método se adapta à pessoa e não a pessoa ao método;
é uma
genuína alternativa para o ensino de pessoas com autismo e outras limitações
por ter sua concepção pedagógica baseada em ideias humanistas;
não se
prende ao diagnóstico, mas está centrado no sujeito, visto como uma Pessoa que
possui desejos e é capaz de comunicar e fazer suas escolhas;
abrange
todos os contextos de vida: escola, comunidade, família e trabalho;
é uma proposta
já comprovada há aproximadamente 10 anos em muitos centros de atendimento
especializado no Brasil e exterior e indicada, por exemplo, pelo Centro
de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) da Secretaria da Educação do Estado de
São Paulo.
Currículo Funcional Natural
Professora Adriana Helena Bueno Vieira (Uberlândia/MG)
Data
18 e 19 de maio de 2013
Local
Faculdades EST – Auditório do prédio S
Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Duração
20 horas
Público visado e objetivo do Curso
O Curso visa preparar familiares, profissionais e
estudantes para trabalharem com pessoas com dificuldades de comunicação,
interação social, comportamento e aprendizagem, desenvolvendo suas habilidades
para atuarem da melhor forma possível no seu ambiente.
Adriana Helena Bueno Vieira
Graduada em
Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com
especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais.
Especialização em
Educação Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de
Minas Gerais. Especialização em Neurociência pela Universidade Federal de Minas
Gerais. Formação no Currículo Funcional Natural pelo Centro Ann Sullivan Del
Peru. Formação no Programa
TEACCH pela
University of North
Carolina – Chappel Hill – USA. Possui experiência na área da Educação, com
ênfase em Educação
Especial, atuando principalmente nos seguintes temas:
aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades
cognitivas e metacognitivas, programas de intervenção, transtornos globais do
desenvolvimento, deficiência intelectual, distúrbio de aprendizagem e
transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Sobre o Currículo Funcional Natural
Como valorizar os nossos alunos com autismo
por suas habilidades e não por suas limitações? Como torná-los mais
independentes, autônomos, produtivos e adaptados ao ambiente? Como garantir o
direito à cidadania? Como fazê-los felizes? Como incentivar a produção e instalação
de habilidades importantes hoje e no futuro para alunos com autismo?
Na busca da
resposta dessas questões, surge uma nova proposta curricular que visa o
desenvolvimento de atividades num contexto natural e que tenham funcionalidade
para o aluno com autismo objetivando torná-los
independentes e produtivos.
– O Currículo Funcional Natural.
O Currículo
Funcional Natural é uma proposta metodológica de ensino indicada pelo Centro de
Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) da Secretaria da Educação do Estado de
São Paulo e já é utilizada no
Brasil há aproximadamente 10
anos, para atendimento
de pessoas com
dificuldades de comunicação,
interação social, comportamento e aprendizagem.
Este currículo
teve início na década de 70, na Universidade de Kansas (USA) propondo
desenvolver habilidades que levassem os alunos a atuarem da melhor forma
possível no ambiente, tornando-os mais criativos e independentes
Segundo
LeBlanc (1992), um currículo ideal está baseado primordialmente na investigação
das variáveis que influenciam na aprendizagem. De maneira geral, a proposta
deste currículo Funcional e Natural está baseada na funcionalidade das
habilidades a serem adquiridas e na manutenção destas através de contingências
naturais de aprendizagem. Abrange todos os contextos nos quais os alunos
convivem: escola, comunidade, família e trabalho. É um trabalho que se apoia no
repertório de entrada do aluno, no conhecimento de seu meio e nas relações
recíprocas entre eles.
Currículo
Funcional Natural pode ser definido como um instrumento orientador de uma
educação para a vida; tem por base uma filosofia centrada no aluno, que assenta
na crença de que o potencial de aprendizagem é igual em todos. É constituída
por alguns pontos-chave que promovem a autoestima, a socialização e os afetos
tendo sempre em vista a autonomia.
Dentre os
principais pontos chaves podemos enfatizar o “enfoque amigo” que contempla a visão integral e o enfoque inclusivo. Não
se prende ao diagnóstico, está centrada no sujeito, visto como uma Pessoa que possui desejos e é capaz de
comunicar e fazer suas escolhas. O Currículo Funcional Natural busca
ensinar habilidades úteis que possam ser usadas pelo aluno, no momento, ao
longo de sua vida, em diversos ambientes que contribuam com a sua independência,
produtividade e felicidade.
É um currículo que
não é concebido de maneira a ser o aluno quem se adapte aos moldes que oferece,
mas como um campo aberto à diversidade, entendida no sentido de que cada aluno
pode aprender de diferentes maneiras a partir de uma aprendizagem prazerosa,
divertida, viabilizando o trabalho em grupo, que ocasione poucos erros, baseado
no Plano Educacional Individualizado e que tenha significado para a vida do
aluno.
Conteúdos do Curso
1 - Abordagem Ecológica em Educação Especial:
fundamentos básicos para o currículo
2 - Os desafios da escola
contemporânea
3 - Leitura da Pessoa X Deficiência: Habilidades X
Dificuldades
4 - Currículo
Funcional Natural: Conceito
5 - O que eu preciso aprender? O que pode ser útil na minha
vida?
6 - Educação para a vida funcional
7 - O planejamento
educacional individualizado
8 - Procedimentos e estratégias de
ensino: Atividades funcionais para Habilidades funcionais
9 - Avaliação - Evolução em relação a própria pessoa.
Horários
Sábado, 18 de maio
08:00 – 12:00
13:00 –
18:00
Domingo, 19 de maio
08:00 – 12:00
13:00 – 16:00
Método
Aulas expositivas, discussão, exercícios
práticos em grupos.
Número
de vagas por curso
Máximo de 60.
Certificados
A freqüência de 75% das atividades dará
direito a um certificado de aperfeiçoamento
em autismo emitido pela Faculdades EST.
Investimento
Até 17 de abril:
Opção 1: parcela única de de R$ 150,00;
Opção 2: parcelas de R$ 80,00 (a primeira
parcela deve ser paga até 17
de março e a segunda, até trinta dias
depois da primeira).
Após 17 de abril:
Opção
3: parcela única de R$ 160,00.
Deposite
a taxa de inscrição referente à sua opção de investimento no Banco do Brasil –
Ag. 0185-6 – c/c 48798-8 (Associação Mantenedora Pandorga).
Procedimento
de inscrição
1. Verifique no site www.pandorgaautismo.org se ainda há
vagas.
2.
Se
ainda houver vagas, deposite sua taxa de inscrição e envie para Pandorga
Formação,
através do e-mail pandorga.formacao@terra.com.br
:
- a ficha de inscrição (ao final deste
documento), devidamente preenchida,
-
cópia do comprovante do depósito.
3. Aguarde confirmação da(s) matrícula(s) por
e-mail.
Demais informações pelo e-mail ou telefone
de Pandorga Formação (ver Organização).
Hospedagem
Não nos responsabilizamos por providenciar
alojamento e alimentação para os(as) participantes. Há diversas possibilidades
de alimentação a pouca distância do local do curso. Quanto a alojamento, você
pode informar-se sobre disponibilidade no próprio campus da Faculdades EST,
entrando em contato com Irma Ellwanger: tel. (51) 2111 1436, e-mail: irma@est.edu.br Você também pode consultar o
serviço de hospedagem da Casa Matriz de Diaconisas, que fica nas proximidades:
tel. (51) 3037 0037, fax (51) 3037 0038, e-mail: retiros@diaconisas.com.br A 15
minutos de caminhada estão os hotéis Lábor (51) 3590 3222 e Express Confort (51)
3037 4444.
Organização
Pandorga Formação
Nelson Kirst, coordenador
Rua Euclides da Cunha, 125
São Leopoldo/RS
93032-160
E-mail: pandorga.formacao@terra.com.br
Tel. (51) 8545 4278 e 9980 8923
Realização
Associação Mantenedora
Pandorga
Rua Pedro Peres, 141 –
Bairro Rio Branco
São Leopoldo/RS
93032-030
Fone/Fax: (51) 3588 7799
|
Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho
São Leopoldo/RS
Fone (51) 2111 1400
|
Associação Pandorga
Pandorga Formação
F i c h a d e i n s c r i ç ã o
(Envie
este formulário devidamente preenchido, anexando-o a um e-mail para
Solicito
inscrição no curso “Currículo Funcional Natural”, a realizar-se em 18 e 19 de
maio de 2013 na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS:
Nome:
Data
nascimento: ___/___/_____ Localidade:
CI
nº: Órg.exped.: UF: Data exped.:
CPF: Nacionalidade:
Endereço
para correspondência:
Bairro:
Cidade:
CEP:
Tel.:
Cel.: E-mail:
Se estudante – Curso:
Instituição:
Se professor(a) - Atividade:
Instituição:
Se outro profissional – Profissão e função:
Instituição:
Data: Assinatura:
Nenhum comentário:
Postar um comentário