10/07/2013

“Os benefícios da Atividade Física no Autismo” será o tema da Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores de Julho

20ª Reunião de Pais do IAV

Na próxima Reunião Mensal  de Pais, Familiares e Colaboradores, que ocorrerá no dia 13 de julho, o Instituto Autismo & Vida  estará promovendo a palestra “Os benefícios da Atividade Física no Autismo”, a ser proferida pelo Educador Físico Jorge Luis Ferrari Cardozo, o JOCA.

Ele falará sobre o trabalho que desenvolve, com muito carinho, com crianças e jovens com autismo, e dos excelentes resultados que tem obtido, no Ginásio da Ginástica Olímpica, junto à SOGIPA, em uma atividade individualizada ("personal trainer") e em grupos.

Na foto: Joca fazendo atendimentos na Sogipa.

A Atividade Física promove autonomia, une a parte motora e cognitiva, proporciona condicionamento físico, gasta calorias; e tudo isso através de um trabalho lúdico.

Além da coordenação motora, desenvolve também a noção de tempo e espaço, estimulando assim o cérebro. Reduz a ansiedade, melhora o humor, a confiança e eleva a auto-estima.

Na foto: Joca fazendo atendimentos na Sogipa.

As principais mudanças observadas em crianças e jovens com autismo, com a regularidade da prática da Atividade Física, são obedecer comandos simples; a autonomia é um dos focos principais, mas também aprimora comunicação e coordenação motora, ajudando pessoas com autismo e suas famílias a um convívio social mais independente e de melhor qualidade de interação. 

Haverá, também, na sequência do encontro, o depoimento da mãe de autista Silvia Sperling Canabarro, que falará sobre a experiência do filho Otávio com o trabalho terapeutico desenvolvido pelo Educador Físico Jorge Luiz Ferrari Cardozo.

Sobre os palestrantes:

Jorge Luiz Ferrari Cardozo
Joca  é Personal Trainer, Professor de Ginástica Olímpica e Esgrima na SOGIPA, e ex-integrante da Equipe Gaúcha e Brasileira de Esgrima (Sabre).
Formação: 1984, graduação em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre - IPA, com Licenciatura Plena.
Experiências esportivas (1979 - 1988): campeão gaúcho individual e por equipe em três armas: florete, sabre e espada; campeão brasileiro juvenil  e livre de sabre por equipe e individual; campeão sul-americano juvenil de sabre por equipe e vice individual em Caracas (Venezuela); Associação de Capoeira Filhos da Vivência - aluno formado Cordel Azul.
Cursos: Curso Internacional Reebok em musculação (1996); curso de musculação GF SOGIPA (1998); curso de Personal Training no Meridian Sports Club em San Rafael, Califórnia (EUA).
Experiência profissional: Grêmio Náutico União - Professor de Ginástica Olímpica e Esgrima, para crianças e adultos (1982-1988); Veleiros do Sul - Coordenador da Escola de Vela (1991-1992); SOGIPA - Professor de Ginástica Olimpica e Esgrima (1990 até hoje).

Silvia Sperling Canabarro
Nutricionista
Mãe de Otávio, 9 anos, autista não-verbal
Autora do blog: autismo-umavidaempoucaspalavras.blogspot.com
Colaboradora em artigos e matérias de TV relacionadas ao autismo através de textos e depoimentos.

Esperamos contar com a presença dos pais, familiares, professores e cuidadores das pessoas com autismo de Porto Alegre e Região.

O encontro é gratuito e não é necessário inscrever-se previamente, é só aparecer!

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida
Data: 13/07/2013 (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: AMRIGS, Av. Ipiranga nº 5311 - Porto Alegre/RS.


Apoio:


Realização:



4 comentários:

  1. Olá! Gostaria de ser voluntária e participar das palestras. Tenho um pouco de conhecimento sobre o autismo. Abs, Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine!
      Agradecemos muito seu oferecimento de ajuda!
      Pedimos que você mande um email para o endereço contato@autismoevida.org.br para acertarmos detalhes.
      Muito Obrigada!

      Excluir
  2. oba!!rezar p não chover e não ter protestos nesse dia,somos do interior e queremos muito ir!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MORO EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP, E GOSTARIA DE DESENVOLVER UM TRABALHO VOLTADO PARA A POPULAÇÃO AUTISTA, GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A METODOLOGIA DE TRABALHO DO INSTITUTO. ATENCIOSAMENTE,
    JEAN K.A. MAGALHÃES
    CREF:111888G/SP

    ResponderExcluir