ESTE EVENTO NÃO ESTÁ SENDO PROMOVIDO
PELO INSTITUTO AUTISMO & VIDA
Salientamos que o evento é de inteira responsabilidade da entidade que está realizando a palestra/curso, restringindo-se o Instituto Autismo & Vida à divulgação da informação à sociedade, em cumprimento ao objetivo institucional de disseminar informações sobre o autismo.
Instituto Autismo & Vida
3º Seminário sobre Autismo e Inclusão Escolar
Teatro Hebraica, Rua Gen. João Teles, 508, Porto Alegre-RS
Sábado, 17/08/2013, de 8h às 17h
Objetivos Gerais do evento
- Divulgar conhecimento atualizado sobre os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA);
- Caracterizar o TEA e suas implicações para o desenvolvimento e aprendizagem de pessoas com autismo;
- Discutir o papel da inclusão escolar no desenvolvimento da pessoa com TEA, sua família e a comunidade;
- Oferecer ferramentas práticas e referências para o planejamento e organização da inclusão escolar e da abordagem pedagógica.
Programa
Manhã
O8:00 – 08:30 Entrega de Materiais
O8:30 – 10:00
A – Mesa redonda: Debate sobre filmes relacionados a autismo, inclusão social e escolar
Integrantes: Renata Costa de Sá Bonotto e Marilene Silva
- Missão Especial / Uma viagem Inesperada (Miracle Run, 2004)
Informações em http://www.interfilmes.com/filme_16712_missao.especial.html
Trecho dublado em http://www.youtube.com/watch?v=JeHBLIHMe64
10:00 – 10:30 Intervalo
1O:30 – 12:00
B – Transtorno do Espectro do Autismo: Compreendendo para incluir
Responsável: Renata Costa de Sá Bonotto
- O que é TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e seus outros nomes
- A tríade de comprometimentos – interação social, comunicação e comportamento
- TEA como transtorno do desenvolvimento
- TEA e alterações nos processos cognitivos básicos (memória, atenção e percepção)
- Inclusão Escolar: o que é e seu ordenamento legal
- Redes de colaboração como sustentáculo da inclusão escolar
- Linhas gerais da inclusão: organização da escola, da sala de aula e da prática pedagógica
12:00 – 13:00 Almoço
13:00 – 13:30 Lista de Chamada
13:30 – 15:00
C – Estratégias de ensino e de manejo de comportamento: Análise Aplicada do Comportamento (ABA)
Responsável: Claudia Soares Zirbes
- Elementos-chaves na inclusão no TEA
- Premissas básicas da Análise Aplicada do Comportamento
- Tipos de intervenção para TEA
- ABA e manejo de comportamento
- ABA como estratégia de ensino e de acompanhamento
15:00 – 15:30 Intervalo
15:30 – 17:00
D – Planejamento do ensino e aprendizagem, adaptações e modificações curriculares
Responsável: Claudia Soares Zirbes
- Plano Educacional Individualizado (PEI)
- O papel do ensino estruturado e suporte visual
- As adaptações e modificações curriculares
- Ferramentas de baixa, média e alta tecnologia para aprendizagem e comunicação alternativa.
Biodata
Cláudia Soares Zirbes
Graduação em Farmácia e Bioquímica (UFRGS), Pós-Graduação em Psicopedagogia (IERGS- em andamento), Formação em Artes. Pesquisa sobre autismo, desenvolvimento e aprendizagem, intervenção e ABA (Análise Aplicada do Comportamento).
Renata Costa de Sá Bonotto
Graduação em Letras - Inglês (UFRGS), Mestrado em Linguística Aplicada (UFRGS), Especialização em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília),
Doutoranda em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Pesquisa sobre autismo, aprendizagem, linguagem, inclusão escolar, tecnologia e formação de professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário