07/10/2016

Curso "Autismo, Educação e Comunicação Alternativa: Potencializando a aprendizagem", em Rio do Sul/SC

ESTE EVENTO NÃO ESTÁ SENDO PROMOVIDO
PELO INSTITUTO AUTISMO & VIDA

Salientamos que o evento é de inteira responsabilidade da entidade abaixo mencionada, restringindo-se o Instituto Autismo & Vida à divulgação da informação à sociedade, em cumprimento ao objetivo institucional de disseminar informações sobre o autismo.

A Inclusão Eficiente Sul em parceria com a APAE de Rio do Sul apresenta nos dias 22 e 23 de outubro, em Rio do Sul/SC, o curso "Autismo, Educação e Comunicação Alternativa: Potencializando a aprendizagem".  A ministrante será Dra. Renata Costa de Sá Bonotto linguista, especialista em educação alternativa e Diretora-Executiva do Autismo & Vida.

O público-alvo são profissionais e estudantes da área da saúde e educação, pais e cuidadores de crianças. Valor: R$ 350,00 (em até duas vezes no boleto). Grupos e profissionais de APAEs devem entrar em contato para saber mais sobre preços diferenciados. Mais informações sobre como se inscrever pelo e-mail sul@inclusaoeficiente.com.br.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Autismo sob uma perspectiva sócio- histórico- cultural: implicação sobre a linguagem e o desenvolvimento;
  • Precursores e intervenientes na linguagem e na comunicação;
  • Instrumentos para a avaliação da linguagem e comunicação no autismo e para o planejamento da intervenção;
  • Conceituação de Comunicação Alternativa: símbolos, recursos, técnicas e estratégias;
  • Mitos e equívocos em relação ao uso da Comunicação Alternativa no autismo;
  • Aplicações da Comunicação Alternativa: comunicação interpessoal, aprendizagem e manejo de comportamento (inclusive para quem fala);
  • Possibilidades com baixa e alta tecnologia.

Dra. Renata Costa de Sá Bonotto
Linguista, licenciada em Letras (UFRGS) e especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília – DF), Mestre em Estudos da Linguagem/ Linguística Aplicada (UFRGS) e Doutora em Informática na Educação (UFRGS) com Tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no Autismo. Participa do Grupo de Pesquisa TEIAS (Tecnologia em Educação para Inclusão e Aprendizado em Sociedade) no âmbito do Projeto SCALA (Sistema de Comunicação Alternativa para o Letramento de Pessoas com Autismo) e do Projeto ARCA (Alfabetização com Recursos abertos de Comunicação Alternativa). É membro da ISAAC – Brasil (International Society for Augmentative and Alternative Communication). Atua na área de assessoria, consultoria e formação em autismo, inclusão e tecnologia.

Curso "Autismo, Educação e Comunicação Alternativa: Potencializando a aprendizagem"
Data: 22 e 23 de outubro de 2016, das 9h às 18h
Local: APAE de Rio do Sul (Avenida Sete de Setembro, nº 467, B: Jardim América, Rio do Sul/ SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário