01/10/2016

Pesquisa com mães e pais de pessoas com autismo, em Porto Alegre

Um levantamento do Núcleo Integrado de Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NIEPED/UFRGS) está sendo desenvolvido com pais e mães de crianças que tem o diagnóstico de autismo. O grupo de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento no Instituto de Psicologia da UFRGS está investigando algumas funções cognitivas relacionadas a comportamentos que as pessoas realizam no seu dia-a-dia.

O objetivo é verificar as habilidades comunicativas e de percepção visuoestrutural dos pais e das mães de crianças com TEA, para compreender o estilo cognitivo dessas pessoas. A pesquisa não envolve os(as) filhos(as), somente o pai e a mãe. Esse estudo também tem como objetivo poder compreender e contribuir com estudos na área da genética no Brasil.

Para participar da pesquisa é necessário que ambos, pai e mãe, participem e sejam pais biológicos e, ainda, que tenham disponibilidade de responder a alguns questionários em um encontro individual com a pesquisadora ou auxiliar de pesquisa treinado e habilitado para a aplicação dos instrumentos. O encontro dura em torno de 1h30min com cada participante e está sendo realizado no Instituto de Psicologia da UFRGS, em Porto Alegre.

Para mais informações, entre em contato com Renata Giuliani Endres, doutoranda em Psicologia (UFRGS), pelo telefone (51) 8049-4807 ou pelo e-mail rgendres01@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário