Para saber mais sobre Inclusão Escolar, acesse a página sobre o tema em nosso site.
Ana Rosimeri apontou que o trabalho do profissional do AEE, que tem formação pedagógica e formação específica para a Educação Especial, não é passar a matéria novamente para o aluno com necessidades específicas. AEE não é reforço escolar. O profissional do AEE está capacitado para organizar e elaborar recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias para que o aluno amplie suas habilidades funcionais. Portanto, esse serviço é desenvolvido visando as capacidades do aluno com deficiência: sua inteligência e habilidades adaptativas. É uma forma de auxiliar o aluno a (re)estruturar seus eixos de organização para que ele possa aprender de forma autônoma.
Com tudo isso, Ana Rosimeri ressaltou que é necessário mudar os instrumentos de avaliação deste aluno na escola, de maneira a também identificar os apoios necessários para o progresso dele. Na avaliação do aluno com necessidades específicas, devem atuar em conjunto professores, professor/a de AEE, equipe pedagógica, profissionais da saúde e os responsáveis pela criança/jovem. Atualmente, Ana Rosimeri é vice-diretora da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli em Porto Alegre e também atua como Assessora em Inclusão Escolar para a Rede Marista.
O Autismo & Vida é uma Associação sem fins econômicos e um dos nossos princípios institucionais é o pluralismo de ideias e pensamentos, o que nos coloca abertos a diversidade de conteúdos em nossas palestras realizadas por diferentes profissionais. No entanto, o que for proferido em cada evento é de inteira responsabilidade do palestrante e não necessariamente retrata o posicionamento do IA&V.
Acompanhe as datas das próximas palestras gratuitas na AMRIGS neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário