09/10/2017

Palestra gratuita "Comunicação Aumentativa e Alternativa no Contexto Familiar" com Amy Starble (EUA)

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um campo de desenvolvimento, pesquisa e prática clínica e educacional. De acordo com a ISAAC-Brasil (Sociedade Internacional de CAA no Brasil), a CAA engloba um “conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para resolver desafios cotidianos de comunicação de pessoas que apresentam algum tipo de comprometimento da linguagem oral, na produção de sentidos e na interação.”

Outubro é o mês de conscientização sobre CAA. Considerando que as dificuldades na área de comunicação são persistentes para as pessoas no espectro do Autismo, na quarta-feira do dia 18 de outubro, das 19h às 21h, estaremos promovendo a palestra gratuita "Comunicação Aumentativa e Alternativa no Contexto Familiar" com a participação da fonoaudióloga Amy Starble (EUA).

Essa oportunidade é fruto da cooperação entre Renata Bonotto, colaboradora do Instituto Autismo & Vida, e o Center on Disability and Community Inclusion (CDCI- Centro sobre Deficiência e Inclusão na Comunidade) da Universidade de Vermont.

Em maio de 2017, Renata Bonotto, colaboradora do Instituto Autismo & Vida, foi recepcionada no Center on Disability and Community Inclusion (Centro sobre Deficiência e Inclusão na Comunidade) da Universidade de Vermont enquanto participante de um programa de intercâmbio profissional na área de Educação Inclusiva patrocinado pelo Escritório de Educação e Assuntos Culturais do Departamento de Estado dos EUA. Durante esse período em Vermont, Renata trabalhou em estreita colaboração com I-TEAM (Equipe Interdisciplinar) do CDCI, onde Amy Starble atua como consultora em Comunicação Aumentativa. O I-TEAM é um projeto que orienta e apoia equipes de familiares, educadores e profissionais que trabalham com alunos com deficiência para que possam gozar de  Inclusão Social e Escolar.

Agora, em outubro, Amy Starble estará em Porto Alegre para uma agenda de atividades durante duas semanas, para difusão de conhecimento e práticas sobre Inclusão por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

Amy Starble é fonoaudióloga certificada pelo Conselho de Educação do Estado de Vermont - EUA e possui mestrado em Ciências da Comunicação também pela Universidade de Vermont. É membro da American Speech Language Hearing Association (ASHA) com certificado de Competência Clínica e
Fonoaudiologia. Atualmente integra o I-TEAM (Equipe Interdisciplinar) do Center on Disability and Community Inclusion (Centro sobre Deficiência e Inclusão na Comunidade) da Universidade de Vermont como consultora para famílias, escolas e profissionais no contexto de Inclusão Escolar e Inclusão Social com ênfase em Comunicação Aumentativa e Alternativa.

O evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia: basta chegar e participar!

Palestra "Comunicação Aumentativa e Alternativa no Contexto Familiar" com Amy Starble (EUA)
Data:  18 de outubro de 2017, das 19h às 21h
Local: Sala 21 da AMRIGS (Avenida Ipiranga, 5311, Porto Alegre/RS)
Entrada gratuita

Um comentário:

  1. Recebo algum certificado de participação. Irei mesmo que não. Obrigada. watss 5196445731

    ResponderExcluir