15/11/2017

Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto da família: uma palestra gratuita com Amy Starble (EUA)

No dia 18 de outubro de 2017, tivemos a oportunidade de receber a fonoaudióloga e educadora Amy Starble, dos Estados Unidos, em uma palestra gratuita sob o tema "Comunicação Aumentativa e Alternativa no contexto da família". A atividade foi fruto da cooperação entre Renata Bonotto, colaboradora do Instituto Autismo & Vida, e o Center on Disability and Community Inclusion (CDCI- Centro sobre Deficiência e Inclusão na Comunidade) da Universidade de Vermont.

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) foi apresentada pela palestrante de maneira que o público pudesse aplicar os conceitos no dia a dia. Com base em teóricos, Starble discutiu alguns mitos, concluindo, por exemplo, que a CAA não impede o desenvolvimento da fala em crianças com Autismo. Após demonstrar alguns aplicativos de CAA para tablet e smartphone, como Let Me Talk e Abord, a fonoaudióloga e educadora também apontou algumas estratégias que podem ser usadas em casa para começar a utilizar ferramentas de CAA como os aplicativos.

Veja abaixo a apresentação completa da palestra com Amy Starble, ou clique aqui para fazer o download.



Amy Starble é fonoaudióloga certificada pelo Conselho de Educação do Estado de Vermont - EUA e possui mestrado em Ciências da Comunicação também pela Universidade de Vermont. É membro da American Speech Language Hearing Association (ASHA) com certificado de Competência Clínica e
Fonoaudiologia. Atualmente integra o I-TEAM (Equipe Interdisciplinar) do Center on Disability and Community Inclusion (Centro sobre Deficiência e Inclusão na Comunidade) da Universidade de Vermont como consultora para famílias, escolas e profissionais no contexto de Inclusão Escolar e Inclusão Social com ênfase em Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Renata Bonotto e Amy Starble
Em maio de 2017, Renata Bonotto, colaboradora do Instituto Autismo & Vida, foi recepcionada no Center on Disability and Community Inclusion (Centro sobre Deficiência e Inclusão na Comunidade) da Universidade de Vermont enquanto participante de um programa de intercâmbio profissional na área de Educação Inclusiva patrocinado pelo Escritório de Educação e Assuntos Culturais do Departamento de Estado dos EUA. Durante esse período em Vermont, Renata trabalhou em estreita colaboração com I-TEAM (Equipe Interdisciplinar) do CDCI, onde Amy Starble atua como consultora em Comunicação Aumentativa.
Equipe voluntária do Autismo & Vida com Amy Starble

Nenhum comentário:

Postar um comentário