09/10/2019

9ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Autismo do IA&V em Porto Alegre

O Instituto Autismo & Vida promove nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2019, das 8h às 18h, a 9ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Autismo no Teatro CIEE-RS, em Porto Alegre.

Mais uma vez, convidamos palestrantes recheados de conhecimento teórico e prático para compartilhar com pais, familiares, profissionais, estudantes e interessados pelo tema. Serão dois dias de evento e ao final de cada um teremos uma mesa redonda com os palestrantes convidados.

VAGAS LIMITADAS! Haverá certificado para aqueles que obtiverem 75% de presença.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (30/11)
08:00 - Credenciamento
08:30 - Abertura
09:00 - Palestra "Atualizações clínicas sobre TEA", com Rudimar Riesgo; e palestra "Atualizações na pesquisa sobre TEA", com Carmem Gottfried
10:20 - Intervalo/coffee break
10:40 - Mesa redonda com Rudimar Riesgo e Carmem Gottfried
12:00 - Almoço
13:30 - Otávio Abuchaim responde questões da plateia com mediador
14:30 - Palestra "Autismo e Comorbidades", com Felipe Kalil
16:00 - Palestra "ABA: mitos e verdades", com Meiriane Azeredo
17:30 - Encerramento 1º dia

Domingo (01/12)
08:00 - Credenciamento
08:30 - Abertura
09:00 - Palestra "Inclusão Escolar: uma prática possível", com Vanessa Freitas
10:20 - Intervalo
10:40 - Palestra "O Autismo sob a perspectiva de um jovem pesquisador", com Willian Chimura
11:40 - Entrevista mediada com Willian Chimura e Vanessa Freitas
12:00 - Almoço
13:30 - Palestra com André Brandalise
15:00 - Intervalo/coffee break
15:30 - Palestra "Escolha da prioridade no plano terapêutico, possibilidades de intervenção e treinamento parental", com Ester Milman Chrempach
17:00 - Mesa de debates sobre "Ética no atendimento", com André Brandalise, Ester Milman e Flávia Matias
17:30 - Encerramento 2º dia


INVESTIMENTO (os valores incluem coffee break)

3º LOTE:
R$ 80 (1 dia)
R$ 150 (2 dias)

INSCRIÇÕES

1. Preencha o formulário disponível abaixo (ou clique aqui para preenchê-lo)



2. Deposite o valor da sua inscrição na conta abaixo:

Titular da conta: INSTITUTO AUTISMO E VIDA
Banco: Banrisul
Agência: 0845
Conta-Corrente:  06.128869.0-7
CNPJ: 14.717.865/0001-88

3. Envie o seu comprovante de depósito para eventos@autismoevida.org.br

4. Aguarde a confirmação da sua inscrição.

PALESTRANTES


ANDRÉ BRANDALISE, Bacharel em Música (UFRGS), Especialista em Musicoterapia (CBM-RJ), Mestre em Musicoterapia (NYU, EUA) e PhD em Musicoterapia (Temple University, EUA). Nesta última universidade foi bolsista por dois anos como professor-assistente, exercendo as funções de professor e supervisor. É um dos fundadores da AGAMUSI (Associação Gaúcha de Musicoterapia) a qual presidiu de 1999 a 2003.  Integra o conselho editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia. Brandalise é diretor-fundador do Centro Gaúcho de Musicoterapia (vinculado ao Instituto de Criatividade e Desenvolvimento-ICD), em Porto Alegre, onde trabalha como clínico, supervisor, pesquisador e orientador com pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), Síndrome de Down e transtornos neurológicos. É autor dos livros “Musicoterapia Músico-centrada” (2001) e “I Jornada Brasileira sobre Musicoterapia Músico-centrada” (2003). Este último como organizador. Tem sido convidado a expor seu trabalho em vários estados do Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Chile, na Colômbia e nos Estados Unidos, publicando artigos no Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina e no site norueguês “Voices”.


CARMEM GOTTFRIED, Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Bioquimica pela UFRGS e Doutorado em Bioquimica pela UFRGS, com bolsa sanduíche na Universidade de Newcastle, Austrália; Pós-Doutorado no Institut du Fer à Moulin, INSERM-UPMC, Sorbonne Université - Paris, France; Consultora ad hoc de agências de fomento e revisora de períodicos da área. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuroglial - PNG (www.ufrgs.br/png); Membro fundador do Grupo de Estudos Translacionais em Transtornos do Espectro do Autismo (GETTEA). Possui colaboração com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais (Australia, Inglaterra e França); Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica, atuando principalmente no Estudo do Autismo.

ESTER MILMAN CHREMPACH, Terapeuta Ocupacional com formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath e no Bobath Baby. Psicomotricista. Formação  introdutória no Método Denver de Intervenção Precoce. Curso Básico em DIR/Floortime 101. Em formação em ABA. Terapeuta Clinica e Responsável Técnica do Setor de Terapia Ocupacional no CENEFFI. Professora no CID.

FLÁVIA MATIAS, Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem formação em Autismo pela Pandorga/Faculdade EST, Especializada em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (UCB), Pós-graduada em Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva pela Inclusão Eficiente/Faculdade Santa Rita, atuante nas áreas de Educação Inclusiva e Intervenção no Transtorno do Espectro Autista em clínica e Comunicação Alternativa, na qual tem trabalhos publicados nacional e internacionalmente em congressos da área. Possui experiência no serviço público, onde realiza atendimentos e assessoramento para professores do Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando da cidade de Sapiranga/RS. Este mesmo trabalho é realizado na rede particular no Espaço INN, onde é Diretora técnica, na parte de atendimentos interdisciplinares e inclusão Escolar. Membro do grupo de pesquisa ATRIUM na temática de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Além de seus 19 anos de experiência, compõe o quadro de professores das especializações e cursos da Inclusão Eficiente-Assessoria e Consultoria em Reabilitação e Inclusão.

FELIPE KALIL NETO, graduado em Medicina (ULBRA), Especialista em Neurologia Infantil no Hospital São Lucas da PUCRS, Especialista em Epilepsia e Eletroencefalografia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Pós-Doutorado (em andamento) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Membro do Departamento Científico de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Instrutor do módulo de neurologia do conceito neuroevolutivo Bobath. Atualmente, é pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) do Rio Grande do Sul e atua como neurologista infantil no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento.

MEIRIANE AZEREDO, Psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, possui Formação em Terapia do Esquema, Especializanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico.

OTÁVIO ABUCHAIM, diagnosticado com Autismo, jornalista, músico, ativista cultural. Realiza trabalhos em linguística e é um estudioso do Autismo.



RUDIMAR RIESGO, Neuropediatra e Especialista em Epilepsia e EEG pediátrico. Mestrado e Doutorado em Pediatria (UFRGS). Fellowship trainning em EEG e epilepsia no Miami Children's Hospital (FL/USA). Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. Organizou dois livros e escreveu outros diversos capítulos no campo da Neuropediatria. Professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS). É Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (http://www.ufrgs.br/neuropediatria).

VANESSA FREITAS NASCIMENTO, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Neuropsicopedagoga com ênfase em educação inclusiva. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Inclusão e Diversidade. Professora nas Salas de Recursos nas redes privada e pública. Ministra aulas em especializações, palestras, cursos e grupos de estudos.

WILLIAN CHIMURA, diagnosticado com Síndrome de Asperger (TEA), programador, youtuber e mestrando em Informática para Educação pelo IFRS. Conduz pesquisas que investigam como artefatos tecnológicos (aplicativos e jogos) podem contribuir para avaliação e aprendizagem de crianças com TEA.




9ª edição do Ciclo Permanente de Palestras sobre o Autismo
Data: 30 de novembro e 01 de dezembro, das 8h às 18h
Local: Teatro CIEE-RS (Rua Dom Pedro II, 861 - Porto Alegre/RS)




REALIZAÇÃO



2 comentários:

  1. Favor informar como é realizada a inscrição para o evento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Desde ontem estou tentando contato e não consigo.

    ResponderExcluir