09/10/2019

9ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Autismo do IA&V em Porto Alegre

O Instituto Autismo & Vida promove nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2019, das 8h às 18h, a 9ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Autismo no Teatro CIEE-RS, em Porto Alegre.

Mais uma vez, convidamos palestrantes recheados de conhecimento teórico e prático para compartilhar com pais, familiares, profissionais, estudantes e interessados pelo tema. Serão dois dias de evento e ao final de cada um teremos uma mesa redonda com os palestrantes convidados.

VAGAS LIMITADAS! Haverá certificado para aqueles que obtiverem 75% de presença.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (30/11)
08:00 - Credenciamento
08:30 - Abertura
09:00 - Palestra "Atualizações clínicas sobre TEA", com Rudimar Riesgo; e palestra "Atualizações na pesquisa sobre TEA", com Carmem Gottfried
10:20 - Intervalo/coffee break
10:40 - Mesa redonda com Rudimar Riesgo e Carmem Gottfried
12:00 - Almoço
13:30 - Otávio Abuchaim responde questões da plateia com mediador
14:30 - Palestra "Autismo e Comorbidades", com Felipe Kalil
16:00 - Palestra "ABA: mitos e verdades", com Meiriane Azeredo
17:30 - Encerramento 1º dia

Domingo (01/12)
08:00 - Credenciamento
08:30 - Abertura
09:00 - Palestra "Inclusão Escolar: uma prática possível", com Vanessa Freitas
10:20 - Intervalo
10:40 - Palestra "O Autismo sob a perspectiva de um jovem pesquisador", com Willian Chimura
11:40 - Entrevista mediada com Willian Chimura e Vanessa Freitas
12:00 - Almoço
13:30 - Palestra com André Brandalise
15:00 - Intervalo/coffee break
15:30 - Palestra "Escolha da prioridade no plano terapêutico, possibilidades de intervenção e treinamento parental", com Ester Milman Chrempach
17:00 - Mesa de debates sobre "Ética no atendimento", com André Brandalise, Ester Milman e Flávia Matias
17:30 - Encerramento 2º dia


INVESTIMENTO (os valores incluem coffee break)

3º LOTE:
R$ 80 (1 dia)
R$ 150 (2 dias)

INSCRIÇÕES

1. Preencha o formulário disponível abaixo (ou clique aqui para preenchê-lo)



2. Deposite o valor da sua inscrição na conta abaixo:

Titular da conta: INSTITUTO AUTISMO E VIDA
Banco: Banrisul
Agência: 0845
Conta-Corrente:  06.128869.0-7
CNPJ: 14.717.865/0001-88

3. Envie o seu comprovante de depósito para eventos@autismoevida.org.br

4. Aguarde a confirmação da sua inscrição.

PALESTRANTES


ANDRÉ BRANDALISE, Bacharel em Música (UFRGS), Especialista em Musicoterapia (CBM-RJ), Mestre em Musicoterapia (NYU, EUA) e PhD em Musicoterapia (Temple University, EUA). Nesta última universidade foi bolsista por dois anos como professor-assistente, exercendo as funções de professor e supervisor. É um dos fundadores da AGAMUSI (Associação Gaúcha de Musicoterapia) a qual presidiu de 1999 a 2003.  Integra o conselho editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia. Brandalise é diretor-fundador do Centro Gaúcho de Musicoterapia (vinculado ao Instituto de Criatividade e Desenvolvimento-ICD), em Porto Alegre, onde trabalha como clínico, supervisor, pesquisador e orientador com pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA), Síndrome de Down e transtornos neurológicos. É autor dos livros “Musicoterapia Músico-centrada” (2001) e “I Jornada Brasileira sobre Musicoterapia Músico-centrada” (2003). Este último como organizador. Tem sido convidado a expor seu trabalho em vários estados do Brasil, na Argentina, no Uruguai, no Chile, na Colômbia e nos Estados Unidos, publicando artigos no Brasil, nos Estados Unidos, na Argentina e no site norueguês “Voices”.


CARMEM GOTTFRIED, Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Bioquimica pela UFRGS e Doutorado em Bioquimica pela UFRGS, com bolsa sanduíche na Universidade de Newcastle, Austrália; Pós-Doutorado no Institut du Fer à Moulin, INSERM-UPMC, Sorbonne Université - Paris, France; Consultora ad hoc de agências de fomento e revisora de períodicos da área. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuroglial - PNG (www.ufrgs.br/png); Membro fundador do Grupo de Estudos Translacionais em Transtornos do Espectro do Autismo (GETTEA). Possui colaboração com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais (Australia, Inglaterra e França); Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica, atuando principalmente no Estudo do Autismo.

ESTER MILMAN CHREMPACH, Terapeuta Ocupacional com formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath e no Bobath Baby. Psicomotricista. Formação  introdutória no Método Denver de Intervenção Precoce. Curso Básico em DIR/Floortime 101. Em formação em ABA. Terapeuta Clinica e Responsável Técnica do Setor de Terapia Ocupacional no CENEFFI. Professora no CID.

FLÁVIA MATIAS, Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem formação em Autismo pela Pandorga/Faculdade EST, Especializada em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco (UCB), Pós-graduada em Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva pela Inclusão Eficiente/Faculdade Santa Rita, atuante nas áreas de Educação Inclusiva e Intervenção no Transtorno do Espectro Autista em clínica e Comunicação Alternativa, na qual tem trabalhos publicados nacional e internacionalmente em congressos da área. Possui experiência no serviço público, onde realiza atendimentos e assessoramento para professores do Núcleo de Atendimento Especializado ao Educando da cidade de Sapiranga/RS. Este mesmo trabalho é realizado na rede particular no Espaço INN, onde é Diretora técnica, na parte de atendimentos interdisciplinares e inclusão Escolar. Membro do grupo de pesquisa ATRIUM na temática de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Além de seus 19 anos de experiência, compõe o quadro de professores das especializações e cursos da Inclusão Eficiente-Assessoria e Consultoria em Reabilitação e Inclusão.

FELIPE KALIL NETO, graduado em Medicina (ULBRA), Especialista em Neurologia Infantil no Hospital São Lucas da PUCRS, Especialista em Epilepsia e Eletroencefalografia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Pós-Doutorado (em andamento) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Membro do Departamento Científico de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Instrutor do módulo de neurologia do conceito neuroevolutivo Bobath. Atualmente, é pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer) do Rio Grande do Sul e atua como neurologista infantil no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento.

MEIRIANE AZEREDO, Psicóloga, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, possui Formação em Terapia do Esquema, Especializanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico.

OTÁVIO ABUCHAIM, diagnosticado com Autismo, jornalista, músico, ativista cultural. Realiza trabalhos em linguística e é um estudioso do Autismo.



RUDIMAR RIESGO, Neuropediatra e Especialista em Epilepsia e EEG pediátrico. Mestrado e Doutorado em Pediatria (UFRGS). Fellowship trainning em EEG e epilepsia no Miami Children's Hospital (FL/USA). Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. Organizou dois livros e escreveu outros diversos capítulos no campo da Neuropediatria. Professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS). É Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (http://www.ufrgs.br/neuropediatria).

VANESSA FREITAS NASCIMENTO, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Neuropsicopedagoga com ênfase em educação inclusiva. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Inclusão e Diversidade. Professora nas Salas de Recursos nas redes privada e pública. Ministra aulas em especializações, palestras, cursos e grupos de estudos.

WILLIAN CHIMURA, diagnosticado com Síndrome de Asperger (TEA), programador, youtuber e mestrando em Informática para Educação pelo IFRS. Conduz pesquisas que investigam como artefatos tecnológicos (aplicativos e jogos) podem contribuir para avaliação e aprendizagem de crianças com TEA.




9ª edição do Ciclo Permanente de Palestras sobre o Autismo
Data: 30 de novembro e 01 de dezembro, das 8h às 18h
Local: Teatro CIEE-RS (Rua Dom Pedro II, 861 - Porto Alegre/RS)




REALIZAÇÃO



3 comentários:

  1. Favor informar como é realizada a inscrição para o evento.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Desde ontem estou tentando contato e não consigo.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderExcluir