07/11/2014

TV Cultura exibe documentários sobre a questão da moradia para pessoas com deficiência

Embora as pessoas com deficiência estejam cada vez mais independentes, ainda são poucas as políticas públicas que tratam sobre a questão da moradia para elas. O debate também é pouco estimulado no Brasil, deixando um espaço vazio em um dos principais pontos da vida de uma pessoa com deficiência.

Pensando nisso, a partir do dia 16 de novembro, a TV Cultura irá exibir os três documentários que compõem o projeto “Passa lá em casa: a moradia assistida e a autonomia possível”, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a emissora. Todos os filmes têm 50 minutos de duração e mostram como Portugal, França e Holanda têm enfrentado esse desafio, apresentando soluções variadas, desde o simples abrigamento em repúblicas até experiências mais voltadas a uma vida autônoma, enfatizando a independência financeira, o direito à privacidade e à autodeterminação.

Veja abaixo a programação:

Dia 16, às 21h
Viver só, mostrando a experiência da França
Direção: Pamela Valente
Uzimaki Filmes

Dia 23, às 21h
E agora, José, Maria, João...?, mostrando a experiência da Holanda
Direção: Márcio Takata e Raphael Siqueira
Vídeo Base

Dia 30, às 21h
Pode entrar, a casa é nossa, mostrando a experiência de Portugal
Direção: Paula Galacini
Cinema Animadores

Quem mora em São Paulo poderá participar do lançamento dos documentários no dia 11 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo/SP). No evento gratuito, o público terá a chance de participar de um debate com os diretores dos filmes e com especialistas na temática da moradia para pessoas com deficiência.

Um comentário: