Principais eventos passados promovidos pelo IA&V

Oficina Práticas Pedagógicas para alunos com TEA
23/08/2019

Oficina desenvolvida no Centro Cultural da UFRGS pela Diretora-Presidente do Autismo & Vida Ana Paula Kolhmann, durante a programação da XXII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre.

Inauguração Exposição Luz Reveladora Outros Olhares
21/08/2019

Exposição produzida pelo Instituto Autismo & Vida em parceria com o Fotojornalista Jorge Aguiar. Os registros feitos por filhos de sócio-voluntários do IA&V estiveram expostos no Centro Cultural da UFRGS entre 21 e 23/08, durante a XXII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
03/08/2019

Palestra "Nutrição e Transtorno do Espectro Autista: evidências científicas", com a Nutricionista e pesquisadora do Neurocentre Magendie (França) M.a Kamila Castro Grokoski.

Pedal Autismo & Vida
21/07/2019

Pedal mensal de socialização do Autismo & Vida pela orla de Porto Alegre. Cerca de 10 pessoas participaram desta edição que contou com o apoio da Tembici e da Loop Bike Sharing.


Palestra gratuita em Nova Santa Rita
29/06/2019

A Diretora-Presidente do Autismo & Vida, Ana Paula Dihl Kohlmann, esteve na Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita para uma palestra sobre Autismo gratuita e aberta ao público.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
15/06/2019

Palestra "Psicomotricidade: do pular ao escrever, da teoria à prática", com o Prof. Esp. Juliano Padilha*, Educador Físico Especialista em Psicomotricidade clínica, escolar e relacional, Transtornos do desenvolvimento na infância e na adolescência, aprendizagem, desenvolvimento e consciência motora.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
18/05/2019

Elisa Cantarutti, Sheila Menegotto e Kenya Diehl - que também é autista - compartilham suas experiências de vida na atividade "Mães na diversidade".

2º Pedal e BiciEscola da Conscientização sobre o Autismo
05/05/2019

Em parceria com o Pedal da Inclusão, Tembici e Loop Bike Sharing, realizamos uma manhã de (re)introdução da bicicleta na vida de pessoas com Autismo.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
27/04/2019

Palestra "A Proteção Jurídica da Pessoa com Autismo: da infância à vida adulta", com as advogadas Andressa Tonetto Fontana, Bruna Katz e Raquel Tedesco. As profissionais têm experiência na defesa de direitos da pessoa com TEA, além de integrarem a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM/RS).


Recital da Orquestra Sinfônica da Porto Alegre (OSPA) em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
21/04/2019

Em uma parceria de longa data com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), foi realizada durante o Recital uma homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.


9ª edição Dia A e Caminhada Azul pela Conscientização sobre o Autismo
07/04/2019

Cerca de 2 mil pessoas reuniram-se na Redenção para promover a conscientização sobre o Autismo. Foram desenvolvidas atividades inclusivas para as crianças. A Caminhada Azul coloriu mais uma vez o parque da cor símbolo do Autismo.


Cinema Inclusivo para crianças com Autismo
06/04/2019

Em uma parceria com o GNC Praia de Belas, realizamos uma sessão inclusiva para crianças com TEA da animação "Dumbo". O filme foi exibido nas seguintes condições: luzes parcialmente ligadas; volume diminuído; sem trailers no início do filme; e as crianças puderam se movimentar livremente pela sala.


Exposição Fotográfica "Um Mundo Tão Meu Quanto Seu"
01 a 31/04/2019

Parceria com o Shopping Praia de Belas. Por suas lentes Maris Strege captura momentos e traduz em imagens essas sensações e como refletem nas relações com os outros e com o entorno.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
16/03/2019

Palestra "A Terapia Ocupacional no TEA em diferentes contextos", com a Terapeuta Ocupacional especializada em Educação Inclusiva com 19 anos de experiência Flavia Matias. Foram apresentados os benefícios da Terapia Ocupacional em diferentes momentos da pessoa com Autismo e sua família: na escola, no lazer, em casa.


Pedal Autismo & Vida
16/12/2018

Pedal mensal de socialização do Autismo & Vida pela orla de Porto Alegre. Cerca de 10 pessoas participaram desta edição que contou com o apoio da Tembici, da Loop Bike Sharing e do Pedal da Inclusão.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
01/12/2018

Palestra "O desenvolvimento da comunicação em crianças com TEA e Apraxia da Fala na Infância", com Tércia Dias Gomes. Este tema faz parte dos estudos da palestrante no livro Plasticidade Cerebral e Aprendizagem Abordagem Multidisciplinar, organizado por Dra Newra T. Rotta, César A. Bridi Filho e Fabiane R. De S. Bridi.


Cinema Inclusivo para crianças com Autismo
24/11/2018

Em mais uma parceria com o Cineflix Shopping Total realizamos uma sessão inclusiva para crianças com TEA da animação "O Grinch". O filme foi exibido nas seguintes condições: luzes parcialmente ligadas; volume diminuído; sem trailers no início do filme; e as crianças puderam se movimentar livremente pela sala.


Pedal Autismo & Vida
18/11/2018

Pedal mensal de socialização do Autismo & Vida pela orla de Porto Alegre. Cerca de 12 pessoas participaram desta edição que contou com o apoio da Tembici e da Loop Bike Sharing.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
10/11/2018

Palestra "Entendendo o ABA e sua utilidade no TEA", com Tiago Zanatta Calza*. No encontro, o Psicólogo irá tratar sobre os principais conceitos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e sua utilização no manejo de crianças e adolescentes do Autismo.

8ª edição do Ciclo de Palestras do IA&V
27/10/2018

O encontro reuniu entre pais, mães, profissionais e estudantes que assistiram às palestras sobre "Desenvolvimento, sensações e emoções", com os palestrantes convidados Fabiane Nunes Antunes, Fisio, Equo e Musicoterapeuta Mestre em Ciências da Reabilitação (UFCSPA); Claudia Zirbes, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (IERGS) e mãe de um menino com Autismo; Paulo de Tarso da Luz Fontes Neto, Psiquiatra da Infância e Adolescência e Doutor em Saúde da Criança e Adolescência (UFRGS); e Taise Cortez Antunes Pereira, Psicóloga Especialista em Neuropsicologia (UFRGS) com formação em PECS.


 Pedal Autismo & Vida
21/10/2018

Pedal mensal de socialização do Autismo & Vida pela orla de Porto Alegre. 4 pessoas participaram desta edição que contou com o apoio da Tembici.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
20/10/2018

Palestra "Práticas Inclusivas de Educação Musical", com Marcos Flávio Marques Flores, Graduado em Música (UFRGS), atual Professor de Música da Prefeitura de Porto Alegre na EMEEF Especial Profª Lygia Morrone Averbuck, possui Especializações em Ensino de Artes: Técnicas e Procedimentos, Orientação Escolar, Educação Especial e Inclusiva.. O Projeto Abraço ocorreu logo após, oferecendo um espaço de acolhimento e troca de experiências entre mães, pais e familiares de pessoas com Autismo.


Pedal Autismo & Vida
30/09/2017

Pedal mensal de socialização do Autismo & Vida pela orla de Porto Alegre. Cerca de 15 pessoas participaram desta edição.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
15/09/2018

Palestra "Mãe bem, filho também", com Lisiane Borba - mãe de um menino com deficiência, fundadora e Presidente da Associação Pequenos Notáveis. O Projeto Abraço ocorreu logo após, oferecendo um espaço de acolhimento e troca de experiências entre mães, pais e familiares de pessoas com Autismo. Leia um resumo da palestra aqui.


Pedal Autismo & Vida
19/08/2018

Início do pedal mensal de socialização do Autismo & Vida pela orla de Porto Alegre. Cerca de 20 pessoas participaram desta edição que contou com o apoio da Tembici.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V

04/08/2018

Palestra "Autismo: conscientização e adaptações", com nossa Diretora Presidente, sócio-voluntária, Pedagoga e mãe do Carlos Eduardo (14), Ana Paula Dihl Kohlmann, e a colaboração de nossa Diretora Executiva, sócio-fundadora-voluntária e mãe do André (26), Marilene Symanski. Foram abordadas pequenas adaptações práticas que podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com Autismo e sua família em diferentes ambientes. O Projeto Abraço (foto) ocorreu logo após, oferecendo um espaço de acolhimento e troca de experiências entre mães, pais e familiares de pessoas com Autismo.


Cinema Inclusivo para crianças com Autismo
21/07/2018

Em mais uma parceria com o Cineflix Shopping Total realizamos uma sessão inclusiva para crianças com TEA da animação "Os Incríveis 2". O filme foi exibido nas seguintes condições: luzes parcialmente ligadas; volume diminuído; sem trailers no início do filme; e as crianças puderam se movimentar livremente pela sala.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
07/07/2018

Roda de conversa "Paternidade no Autismo", com dois pais de pessoas com Autismo e a moderação do Psicólogo Clínico Leandro Lopez da Silva. O objetivo foi oferecer um espaço aberto de troca de experiências entre pais de pessoas com Autismo. A 1ª edição do Projeto Abraço aconteceu logo após.



Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
02/06/2018

"Intervenções Assistidas por Animais no TEA", com as profissionais Raquel Marques Montagna (Fisioterapia) e Meiriane Azeredo (Psicologia). A palestra foi divida em dois momentos. Foram apresentados os benefícios da Terapia Assistida por Animais e também o que pode ser trabalhado dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), utilizando o cão como recurso.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
05/05/2018

"Autismo: Moradia Assistida - Parte 2", com familiares e pessoas com Autismo, representantes de associações, pesquisadores, entidades interessadas. Nesta segunda parte da atividade, fizemos um debate sobre este tema que ainda carece de discussão e políticas públicas no país.


1º Pedal e BiciEscola da Conscientização sobre o Autismo
21/04/2018

Em parceria com o Pedal da Inclusão, uma manhã no Velódromo de (re)introdução da bicicleta na vida de pessoas com Autismo a partir de 12 anos. Instrutores voluntários orientaram pessoas com Autismo acima de 12 anos nas primeiras pedaladas e, logo após, todos se reuniram para o 1º Pedal da Conscientização sobre o Autismo de Porto Alegre.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
14/04/2018

Para marcar o mês do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, foi feita uma roda de conversa aberta para para pessoas com Autismo, familiares, profissionais da Saúde e instituições, sob a temática "Contexto atual do atendimento da Saúde à pessoa com Autismo no RS".

8ª edição Dia A e Caminhada Azul pela Conscientização sobre o Autismo
08/04/2018

Cerca de 2 mil pessoas reuniram-se na Redenção para promover a conscientização sobre o Autismo. O evento foi realizado em parceria com a AFAD Porto Alegre. Foram desenvolvidas atividades inclusivas para as crianças, com brinquedos infláveis e Hora do Conto. A Caminhada Azul coloriu mais uma vez o parque da cor símbolo do Autismo.


Recital Ospa em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
07/04/2018

O segundo recital da Série Música de Câmara 2018 da Ospa atraiu quase uma centena de pessoas ao Auditório do Museu Júlio de Castilhos, que ficou lotado. Antes da apresentação, Marilene Symanski, Diretora-Executiva do Instituto Autismo e Vida, leu um texto sobre a importância de se refletir sobre a questão do Autismo em nossa sociedade.

Foto: Mariana Sirena
Cinema Inclusivo para crianças com Autismo
07/04/2018

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo 2018, realizamos em parceria com o Cineflix Shopping Total uma sessão inclusiva para crianças com TEA de "Pedro Coelho". O filme foi exibido nas seguintes condições: luzes parcialmente ligadas; volume diminuído; sem trailers no início do filme; e as crianças puderam se movimentar livremente pela sala.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
10/03/2018

"Inclusão Escolar: as contribuições da família", com mães e pais de pessoas com Autismo, Márcia Loguercio (Psicopedagoga Especializada em AEE) e a moderação de Renata Bonotto. Mais informações neste link.


Atividades do IA&V na programação do III Fórum Social da População Idosa
22 a 25/01/2018

Marcamos presença na 3ª edição do Fórum Social Mundial da População Idosa, edição temática do Fórum Social Mundial, por meio da realização de mesas de discussões que contaram com pessoas com Autismo, familiares e profissionais para o debate dos temas apresentados. Foram seis atividades: "Fases da vida: nem tudo é Autismo", "Vida Adulta com Autismo: Mercado de Trabalho", "Autismo: Comunicação", "Física Quântica e Autismo", "Autismo: Comunicação", "Autismo: Moradia Assistida" e "Autismo: Expressão Corporal e Artística". Veja mais fotos neste link.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
09/12/2017

“Direitos da Pessoa com TEA", com as advogadas com experiência em direitos da pessoa com deficiência Bruna Katz e Raquel Tedesco. Mais informações neste link.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
11/11/2017

"Transtorno do Espectro Autista depois do diagnóstico: manejo e intervenção", com Dr. Ricardo Halpern, Pediatra do Desenvolvimento. Mais informações neste link.


Palestra internacional gratuita "Comunicação Aumentativa e Alternativa no Contexto Familiar"
18/10/2017

Outubro é o mês de conscientização sobre CAA. Considerando que as dificuldades na área de comunicação são persistentes para as pessoas no espectro do Autismo, promovemos a palestra gratuita "Comunicação Aumentativa e Alternativa no Contexto Familiar" com a participação da fonoaudióloga Amy Starble (EUA).


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
07/10/2017

“Atendimento Educacional Especializado (AEE): dimensões do serviço de apoio à Educação Inclusiva", com Ana Rosimeri Araujo da Cunha, professora e pedagoga em Educação Especial, Psicopedagoga Clínica e Institucional e Mestre em Educação.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
09/09/2017

“Autismo e Educação Especial: entre a pesquisa e a prática", com Prof. Dr. Carlo Schmidt, coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Autismo - EdEA junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM.


7ª edição do Ciclo de Palestras do IA&V
27/08/2017

Promovemos no dia 27 de agosto de 2017 a 7ª edição do Ciclo de Palestras sobre o Autismo com a temática “Autismo: Diagnóstico e vivências”. Contamos com os convidados e palestrantes: Renato Coelho, Mestre em Ciências da Saúde com especialização internacional em Pediatria Infantil; Fausta Cristina Pádua dos Reis, pedagoga, psicopedagoga, mãe de uma menina com Autismo e autora do blog Mundo da Mi; e Andréa Werner, jornalista, escritora, mãe de um menino com Autismo e autora do blog Lagarta Vira Pupa.


Cinema Inclusivo para Crianças com Autismo
26/08/2017

Durante a 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão do Rio Grande do Sul (ExpoTAI), que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2017, no Vida Centro Humanístico (Av. Baltazar de Oliveira García, 2132 - Sarandi, Porto Alegre/RS), realizamos uma sessão de Cinema Inclusivo para Crianças com Autismo com a exibição da animação Procurando Dory no Auditório I do local.


Oficina para Irmãos de Pessoas com Autismo: Convivendo com o Autismo
26/08/2017

Durante a 1ª Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão do Rio Grande do Sul (ExpoTAI), que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2017, no Vida Centro Humanístico (Av. Baltazar de Oliveira García, 2132 - Sarandi, Porto Alegre/RS), realizamos a Oficina para Irmãos de Pessoas com Autismo, voltada para crianças de 5 a 13 anos de idade. O evento teve a coordenação de Fernanda Ferreira e Fernanda Schwartz.


Evento gratuito "Direitos Humanos e Políticas Públicas para Pessoas com Autismo: a Realidade do Rio Grande do Sul"
19/08/2017

Integrando a XXIII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, o evento “Direitos Humanos e Políticas Públicas para Pessoas com Autismo: a realidade no Rio Grande do Sul” foi realizado pelo Instituto Autismo & Vida e Rede Gaúcha Pró-Autismo, no dia 19 de agosto de 2017, com dois objetivos principais: fortalecer as Entidades Gaúchas Representativas de pessoas com Autismo e suas famílias, além de conhecer a situação atual da população com Autismo. Saiba mais neste link.

Foto: Neca Magalhães Braz
Palestra gratuita "Conversando sobre o Autismo" com Dr. Carlos Gadia
17/08/2017

O neurologista pediátrico Dr. Carlos Gadia, diretor do Miami Children’s Hospital (EUA) e uma das maiores referências internacionais na área do Autismo, apresentou no dia 17 de julho, em Porto Alegre/RS, a palestra gratuita "Conversando sobre o Autismo". Uma realização do Instituto Autismo & Vida.


Palestra "Vamos falar sobre Autismo" com Alexsander, Anita e Nicolas Brito
29/07/2017

O Instituto Autismo & Vida trouxe à Porto Alegre, no dia 29 de junho de 2017, a palestra "Vamos falar sobre Autismo", com Alexsander, Anita e Nicolas Brito. Pai, mãe e filho têm percorrido o Brasil informando a sociedade sobre Autismo e inclusão.


Grupo para Irmãos e Irmãs de Pessoas com Deficiência
29/07/2017

Voltada a jovens com mais de 14 anos, esta edição foi aberta para irmãos e irmãs de pessoas com qualquer tipo de deficiência. O encontro aconteceu no dia 29 de julho de 2017, às 16h, no Mercopan (Av. Ijuí, 641 - Porto Alegre/RS).

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
08/07/2017

“Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): onde estamos e para onde vamos?", com Dra. Carmem Gottfried, Bioquímica com Pós-Doutorado no Institut du Fer à Moulin (França) e membro-fundadora do Grupo de Estudos Translacionais em Transtornos do Espectro do Autismo (GETTEA).



Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
10/06/2017

“Inclusão: onde estamos e para onde vamos? Perspectivas locais e internacionais", com Renata Costa de Sá Bonotto, que retornou de um intercâmbio de cinco semanas nos Estados Unidos na área de Educação Inclusiva: permaneceu quatro semanas no estado de Vermont e uma semana em Washington, D.C.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
06/05/2017

“Arteterapia e Autismo: uso dos materiais expressivos como Terapia e Aprendizagem", com Veronica Abella, especialista em Psicopedagogia e em Psicomotricidade, desenvolve Arteterapia na Casa de Saúde La Salle e se aperfeiçoou em alfabetização para crianças com Autismo e na abordagem DIR Floortime.

Grupo para Irmãs e Irmãos de Pessoas com Autismo
06/05/2017

Voltado a jovens com mais de 14 anos, o encontro de escuta e acolhimento aconteceu no dia 06 de maio, às 16h, no Saúde no Copo da Nilo Peçanha, em Porto Alegre.

Dia A em Porto Alegre
02/04/2017

No domingo, a equipe de voluntários do Autismo & Vida reuniu-se na Redenção para que toda a comunidade pudesse informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo. A criançada se divertiu com brinquedos infláveis e atividades recreativas. Além disso, a tradicional Caminhada Azul coloriu mais uma vez o parque da cor do Autismo.


3º Treino Azul pelo Autismo
01/04/2017

O Instituto Autismo & Vida e a Equipe Tauro Bonorino realizaram no dia 1 de abril o 3º Treino Azul pelo Autismo, em Canoas. Mais uma vez, a equipe de corrida Tauro Bonorino trocou suas tradicionais cores verde e rosa pelo azul em seu 3º treino dedicado à conscientização do autismo. A concentração foi a partir das 8h no Parque Getúlio Vargas com distribuição de material informativo e venda de camisetas da ONG.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
11/03/2017

“Convivendo com o Autismo: a perspectiva dos irmãos", com as coordenadoras do Grupo de Apoio para Irmãos de Pessoas com Autismo do IA&V Fernanda Ferreira e Fernanda Schwartz.

Grupo para Irmãs e Irmãos de Pessoas com Autismo
10/12/2016

Voltado a jovens com mais de 14 anos, o encontro de escuta e acolhimento aconteceu no dia 10 de dezembro de 2016, às 16h, no Viva Open Mall, em Porto Alegre.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
03/12/2016

“Comunicação Alternativa: apoios para a participação social e o desenvolvimento", com a doutora em Estudos da Linguagem e então Diretora-Executiva do IA&V Renata Costa de Sá Bonotto.

6ª edição do Ciclo de Palestras do IA&V
26/11/2016

Pela primeira vez, o evento contou com a presença de palestrantes incluídos no Espectro do Autismo, assim como seus familiares. Essa edição do Ciclo foi dividida em dois momentos: "O papel da família na busca de condições para o desenvolvimento e preparação para a vida" e "Autismo na primeira pessoa: conversando a partir das vivências e experiências pessoais". As rodas de conversa foram mediadas pelos jornalistas André Machado (Band) e Isabel Ferrari (RBS). 

 

Piquenique de lançamento do calendário Cada Mês um Mundo
19/11/2016

Uma tarde muito especial no Parque Getúlio Vargas, em Canoas/RS, com brinquedos infláveis, animação inclusiva (LIBRAS), pintura corporal de Lenon Tarragô, tenda sensorial e lançamento do calendário Cada Mês um Mundo, uma produção do Autismo & Vida. Tudo isso ao som de Annie Hall Ragtime Group. 

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
05/11/2016

“A importância da psicomotricidade no desenvolvimento”, com os profissionais da Educação Física Juliano Padilha e Márcia Leite.

 

IA&V na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre
02/11/2016

Um dia inteiro de palestras sobre o autismo na Estação Acessibilidade: “Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência: Autismo”, “Meu Filho tem Autismo e Agora?” e “Autismo e Acessibilidade”.  

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
01/10/2016

“Saúde Bucal e Autismo", com a Cirurgiã Dentista Clarissa Dutra Giacomelli. 

Grupo para Irmãs e Irmãos de Pessoas com Autismo
24/09/2016

Voltado a jovens com mais de 14 anos, o encontro de escuta e acolhimento aconteceu no dia 24 de setembro de 2016, às 16h, no Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
10/09/2016

“Sexualidade de pessoas com autismo: mitos, tabus e estratégias", com a diretora do Institut Avuí e doutora em Educação Luciana Ferreira.

Grupo para Irmãs e Irmãos de Pessoas com Autismo
27/08/2016

Voltado a jovens com mais de 14 anos, o encontro de escuta e acolhimento aconteceu no dia 27 de agosto de 2016, às 16h, na Praça da Encol, em Porto Alegre.

Participação na XXII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
21 a 28/08/2016

Organização das atividades "Seminário Deficiência Psicossocial e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência" e "Dia da Família" com outras entidades.

Curso DIRFloortime
20 e 21/08/2016

Realização da Formação Oficial na abordagem DIRFloortime com o musicoterapeuta norte-americano John A. Carpente, fundador do Center for Autism and Child Development e do The Rebecca Center for Music Therapy, nos Estados Unidos, onde oferece seu programa pioneiro de musicoterapia baseado no modelo DIRFloortime.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
06/08/2016

"Elementos chave para a inclusão na prática", com a Psicopedagoga Clinica e Institucional Claudia Zirbes.

Mesa redonda "A pessoa com autismo: necessidades e desafios" 
18/07/2016

Autismo & Vida e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RS (COEPEDE/RS) promoveram a mesa redonda "A pessoa com autismo: necessidades e desafios". Marilene Leite Symanski e Cláudia Luckow Meyer, presidente e vice-presidente do IA&V, respectivamente, fizeram parte da mesa que também foi composta por Otávio Abuchai (representante das pessoas com autismo) e Hugo Braz (representante das associações das pessoas com autismo).

Cinema Inclusivo Autismo & Vida
03/07/2016

Exibição da animação "Procurando Dory" com as luzes estarão parcialmente ligadas, o volume diminuído, sem trailers no início do filme e com as crianças podendo se movimentar pela sala.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
02/07/2016

"Inclusão Escolar: sobre a política educacional vigente até a Lei Brasileira de Inclusão", com a atual diretora-executiva do Instituto Autismo & Vida, Renata Bonotto.


Lançamento do livro "O Menino e o Sonho"
30/06/2016

Evento de lançamento do livro escrito por Luciana Bridi, mãe e sócia-voluntária do Autismo & Vida. A publicação faz parte dos trabalhos da ONG.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
04/06/2016

"O Programa TEACCH: Verdades e Mitos", com a Terapeuta Ocupacional e Psicopedagoga Viviane de Leon.

Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
07/05/2016

"As desordens do processamento sensorial no TEA e seu manejo", com o Terapeuta Ocupacional Filipe Geyer.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
16/04/2016

"O que é autismo?", com a Integrante do Comitê Científico do IA&V Vivian Missaglia, que abordou informações básicas e essenciais sobre autismo, além de promover conhecimento das características e compreensão do comportamento de pessoas com autismo.

Serenata Sinfônica da OSPA em homenagem ao Dia do Autismo
09/04/2016

Em parceira com o Autisom & Vida, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dedicou a 1ª Serenata Sinfônica de 2016 ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.


Dia A 2016 em Viamão
09/04/2016 

Pela primeira vez, a equipe de voluntários do Autismo & Vida reuniu-se na Praça Júlio de Castilhos para que toda a comunidade pudesse informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo. A tradicional Caminhada Azul coloriu parte da cidade de azul e encerrou com um Abraço Azul. 


Dia A 2016 em Canoas
09/04/2016 

Pela primeira vez, a equipe de voluntários do Autismo & Vida reuniu-se no Parque Getúlio Vargas para que toda a comunidade pudesse informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo. A tradicional Caminhada Azul coloriu o Parque de azul.


Dia A 2016 em Porto Alegre
03/04/2016

No domingo, a equipe de voluntários do Autismo & Vida reuniu-se na Redenção para que toda a comunidade pudesse informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo. A tradicional Caminhada Azul coloriu mais uma vez o Parque de azul.



Treino Azul em Canoas
02/04/2016 

A equipe de corrida Tauro Bonorino trocou suas tradicionais cores verde e rosa pelo azul em seu 2º treino dedicado à conscientização do autismo. A concentração foi no Parque Getúlio Vargas com distribuição de material informativo e venda de camisetas da ONG.


Seminário "O Transtorno do Espectro Autista: Uma Visão Transversal" em Guaíba
02/04/2016

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Luciana Bridi e Renata Bonotto foram convidadas pela Secretaria Municipal de Educação de Guaíba a partilhar seus conhecimentos no evento que contou com cerca de 300 inscritos. Durante a manhã, a palestra "Manejo e Comportamento no Autismo + Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa para a Efetiva Inclusão de Alunos com TEA" foi apresentada por Renata Bonotto, e à tarde Luciana Bridi expôs sobre "Características Gerais do Autismo e Aprendizagem".


Compartilhamento de vivência com o autismo e palestra, em Guaíba
31/03/2016

A convite do Centro Educacional de Desenvolvimento de Potências, Luciana Bridi ministrou um compartilhamento de vivência com o autismo e uma palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência, com ênfase no autismo, no auditório da Prefeitura Municipal de Guaíba.


Palestra em São Francisco de Paula
30/03/2016

Nossa Diretora-Presidente Marilene Symanski foi a São Francisco de Paula para conversar com pais, professores e estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul sobre autismo e a importância de associações de pais como o Autismo & Vida.


Palestra "Noções Sobre o Autismo", em Guaíba
29/03/2016

Nossa sócio-voluntária Luciana Bridi apresentou na Escola Municipal Anita Garibaldi, em Guaíba, a palestra "Noções Sobre o Autismo".


Participação na atividade de conscientização "Porto Alegre Inclusiva"
24/03/2016

A ação foi realizada na Praça da Alfândega esquina com a Rua General Câmara e se estendeu até a Rua Marechal Floriano Peixoto, com distribuição de material informativo e participação de entidades e sociedade civil.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
05/03/2016

"Rotina e Autismo: como explorar a cognição através do dia a dia", com a presença do Terapeuta Ocupacional Régis Nepomuceno e suas informações e muitas reflexões sobre o cotidiano como fonte de possibilidades para a promoção do desenvolvimento de pessoas com autismo.


Palestra no CAPSI Harmonia em Porto Alegre
11/12/2015

A voluntária do IA&V Luciana Bridi realizou palestra no CAPSI Harmonia a convite da instituição. Foi nossa primeira e honrosa oportunidade de estar junto a um CAPSI (Centros de Atenção Psicossocial da Infância), o que para o Instituto representa um momento extremamente importante, uma vez que não existem centros públicos especializados em TEA em nosso meio e cabe desde já aos CAPSIs capacitarem-se para o atendimento deste diagnóstico.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
21/11/2015

"Autismo e vida real: as nossas e as suas histórias", com as sócias-voluntárias do Autismo & Vida compartilhando histórias e conhecendo as experiências de vida de outras famílias também.


Piquenique com o IA&V
21/11/2015

A Diretoria Social do Instituto Autismo & Vida promoveu um Piquenique descontraído para as famílias de pessoas com autismo, na Sede Campestre dos Comerciários de Viamão/RS.


Palestra "A importância do diagnóstico e do tratamento precoce" com Dr. Carlos Gadia
07/11/2015

Com o apoio do Autismo & Vida, o neurologista pediátrico Dr. Carlos Gadia trouxe a palestra gratuita para Porto Alegre.


Palestra “O autismo só precisa da sua compreensão” na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre
06/11/2015

Participação do Autismo & Vida na programação de colóquios da Estação da Acessibilidade.


Tarde Beauty com a Diretoria Social do IA&V
06/10/2015

A Diretoria Social do Instituto Autismo & Vida promoveu uma Tarde Beauty para mães, irmãs e vovós azuis. Foi um momento muito agradável, de descontração entre amigas e trocas de experiências sobre maquiagem, cabelos e cuidados diários de beleza.


5ª edição do Ciclo de Palestras do IA&V
12/09/2015

O encontro reuniu entre pais, mães, profissionais e estudantes que assistiram às palestras sobre autismo e comunicação, musicoterapia e avanços nas pesquisas da área com os convidados Juliana Balestro, André Brandalise, Dra. Carmem Gottfried e Victorio Bambini-Junior.


Café da tarde com a Diretoria Social do IA&V
27/08/2015

A Diretoria Social do Autismo & Vida se reuniu com cerca de 12 mães para um Café da Tarde descontraído no Bourbon Country, em Porto Alegre.


Palestra "Os direitos das pessoas com autismo"
24/08/2015

Integrante do Comitê Científico do Autismo & Vida, a professora universitária Vivian Missaglia apresentou a palestra gratuita "Os direitos das pessoas com autismo" durante a XVIII Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
15/08/2015

"Inclusão Escolar - sobre a legislação vigente e a efetivação do direito à educação das pessoas com autismo", com Renata Costa de Sá Bonotto, mãe de um menino com autismo, pesquisadora, sócia e atual diretora-executiva do Instituto Autismo & Vida.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
20/06/2015

"Entendendo o autismo no DSM-5. O que mudou afinal?", palestra de Dra. Luciana Bridi, médica psiquiatra e, principalmente, mãe de um menino com autismo.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
09/05/2015

"Adultos com autismo: trabalho", com a participação de representantes do Instituto Leonardo Murialdo e DomínioRH.


Dia A 2015 em Porto Alegre
26/04/2015

O Autismo & Vida montou um estande no Parque da Redenção, em Porto Alegre/RS, para que toda a comunidade pudesse informar-se melhor e dividir experiências sobre o autismo, além de realizar a tradicional Caminhada Azul.


Reunião de Pais, Familiares e Colaboradores do IA&V
18/04/2015

"Adultos com autismo: vida social", com a participação do Clube Social Pertence.


Passeio com Autismo & Vida e Linha Turismo em Porto Alegre
16/04/2015

À pedido do Autismo & Vida, o ônibus da Linha Turismo da Prefeitura de Porto Alegre fez um percurso especial para pessoas com autismo e seus familiares ou acompanhantes.


Concerto da OSPA em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
07/04/2015

Com o apoio do Autismo & Vida, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dedicou um concerto ao Dia A.